Sejam Bem Vindos

Sejam Bem Vindos

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Capoeira na escola

A SMEC desenvolve vários projetos nas  escolas do nosso município. Dentre eles o projeto Capoeira na Escola  que acontece aqui na E.E.M.Manoel Ribeiro da Hora. O ensino da capoeira é importante não só pelo ensino da dança, do gingado, mas também porque resgata a história do nosso país, bem como nossas tradições que muitas vezes são trocadas uma cultura americanizada.
Aqui seguem algumas informações sobre essa atividade.


História da Capoeira


O Brasil a partir do século XVI foi palco de uma das maiores violências contra um povo. Mais de dois milhões de negros foram trazidos da África, pelos colonizadores portugueses, para se tornarem escravos nas lavouras da cana-de-açúcar. Tribos inteiras foram subjugadas e obrigadas a cruzar o oceano como animais em grandes galeotas chamadas de navios negreiros. Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro foram os portos finais da maior parte desse tráfico.
Ao contrário do que muitos pensam, os negros não aceitaram pacificamente o cativeiro; a história brasileira está cheia de episódios onde os escravos se rebelaram contra a humilhante situação em que se encontravam. Uma das formas dessa resistência foi o quilombo; comunidades organizadas pelos negros fugitivos, em locais de difícil acesso. Geralmente em pontos altos das matas. O maior desses quilombos estabeleceu-se em Pernambuco no século XVII, numa região conhecida como Palmares. Uma espécie de Estado africano foi formado. Distribuído em pequenas povoações chamadas mocambos e com uma hierarquia onde no ápice encontrava-se o rei Ganga-Zumbi, Palmares pode ter sido o berço das primeiras manifestações da Capoeira.
Desenvolvida para ser uma defesa, a Capoeira foi sendo ensinada aos negros ainda cativos, por aqueles que eram capturados e voltavam aos engenhos. Para não levantar suspeitas, os movimentos da luta foram sendo adaptados às cantorias e músicas africanas para que parecessem uma dança. Assim, como no Candomblé, cercada de segredos, a Capoeira pode se desenvolver como forma de resistência.
Do campo para a cidade a Capoeira ganhou a malícia dos escravos de 'ganho' e dos frequentadores da zona portuária. Na cidade de Salvador, capoeiristas organizados em bandos provocavam arruaças nas festas populares e reforçavam o caráter marginal da luta. Durante décadas a Capoeira foi proibida no Brasil. A liberação da sua prática deu-se apenas na década de 30, quando uma variação da Capoeira (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente, Getúlio Vargas. De lá para cá a Capoeira Angola aperfeiçoou-se na Bahia mantendo fidelidade às tradições, graças principalmente ao seu grande guru, Mestre Pastinha , que jogou Capoeira até os 79 anos, formando gerações de angoleiros .

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Blogs, uma ótima ferramenta.


A partir do momento que você cria um blog deve estar disposto para compartilhar informações, já que essa é uma das principais funções de um blog. A troca é fundamental para o enriquecimento e ampliação do ser, e quando se fala de professores isso é fundamental.
Ao expor as ideias com clareza, criticidade, e acima de tudo, de forma respeitosa leva ao crescimento. Contudo isso não acontece quando plagiamos textos de outros, pois fazendo assim estamos sendo desonestos com aqueles que nos prestigiam ao acessar nosso blog.
A veracidade das informações tal como sua clareza e dar os devidos créditos a quem merece, faz com que sejamos reconhecidos pelo nosso compromisso e seriedade.

Mayara Cristina Farias Carlos